O grande interesse da Psicologia é o comportamento do ser humano e muitas são as frentes de estudo para se explicar como se dá a modificação desse comportamento, se por obra do ambiente, se por maturação interna e específica, se por relações sociais, enfim, como se dá o desenvolvimento, como vamos nos construindo durante a vida.
É certo que nascemos com um aparato físico e biológico que irá se modificar e desenvolver à medida que crescemos fisicamente, e que já trás consigo alguma estrutura definida que deverá cumprir com suas funções, em cada fase específica. Isto é, nascemos com uma aparelhagem individual que não vem com toda sua capacidade pronta, mas, sim, com as condições necessárias para atingir a máxima capacidade em cada fase.
Por exemplo: Uma criança aos 2 anos de idade deverá ter toda a estrutura física e biológica para falar, mas, se não foi estimulada por sua família, poderá ainda, não ter condições de formar uma frase, mas, mesmo tendo sido muito bem motivada e estimulada por seus parentes, ainda não terá condições de fazer uma palestra.
E assim, vamos aprendendo e modificando a estrutura à medida que temos oportunidades de usar todas as suas funções, estimulando a sua capacidade sempre e sempre.
Não existe uma única interpretação para o desenvolvimento dessa “aparelhagem”, portanto. E, por vezes observamos que ela pode ter uma forma “diferente” da maioria, com um funcionamento inespecífico ou fora do convencional, mas, não menos capaz de se desenvolver positivamente.
Também, podemos encontrar “obstáculos” no decorrer do caminho, que às vezes tornam o desenvolvimento da aparelhagem um pouco mais lento, ou difícil de entender, mas, que não impede que se criem novos sistemas de relacionamento entre as “peças” para que atinjam a função específica.
Então, podemos dizer que com relação a aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança, pode ser que ela tenha uma diferença em sua estrutura biológica ou física, que tornará a sua aparelhagem diferente das outras com mesma idade e ou condições ambientais, a essa diferença, chamamos DISTÚRBIO OU TRANSTORNO.
Algumas outras, mesmo tendo a aparelhagem necessária, não conseguem atingir o máximo da capacidade de sua estrutura interna, por motivos alheios a ela, por causa do ambiente em que está colocado, por exemplo, que não lhe oferece condições positivas para compreender informações, aprender novas habilidades, e a esses obstáculos chamamos DIFICULDADES.
As dificuldades (obstáculos) também podem ser diversas, vindas de muitos lugares: problemas emocionais, de saúde, de relacionamento com familiares, de relacionamento com colegas, com professores, de dificuldades com a metodologia escolar, e vários outros.
O importante é avaliar, então, qual o caminho a seguir quando encontramos problemas para o desenvolvimento da aprendizagem, dependendo da causa, os instrumentos e meios também serão diversos, pois, a capacidade de ampliar as possibilidades de crescimento são muitas, levando ao sucesso e a formas novas de aprender.
Quanto mais cedo se encontra o melhor caminho, mais chances de resultados rápidos!
Patrícia Soares – Psicóloga Infantil