Estamos entrando na terceira semana da quarentena, conforme o objetivo da OMS na norma de isolamento social, tudo corre dentro do esperado, a curva vai devagar, de acordo com os dados divulgados, mas…. acredito que as emoções e comportamentos ainda devam ser alvos de preocupações constantes.
Na primeira semana, nós fizemos gracinhas, piada (como culturalmente estamos acostumados) debochamos da vida, da morte, do vírus, dos chineses e do que” mais nossa criatividade deu conta, acionando nosso mecanismo de defesa de Negação!!
Segunda semana, começam as primeiras emoções a serem expressadas, ainda em defesa do medo e da dor… Atacamos! Atacamos o presidente ( que convenhamos, colaborou), atacamos uns aos outros na eterna discórdia direita x esquerda… já no final da segunda semana, como previsto, os ânimos começaram a se alterar… De forma Reativa (mecanismo de defesa) à incerteza, o medo da morte, do vírus, da fome, da solidão, da saudade… foi mais fácil brigar por trabalho: ” Trabalhando estarei me defendendo dessa ameaça terrível, a MORTE ( dos meus conceitos, dos meus hábitos, das minhas crenças, da minha liberdade) afinal “VIVER É TRABALHAR!” E, passamos também!!
Creio que a semana que entra, trará um pouco mais de ACOMODAÇÃO… os corações mais preparados a expressarem emoções já falam em saudade, amor, convivência… aparecem fotos de paisagens, rostos maquiados, # pelos amigos, parentes e pessoas queridas, brincadeiras em correntes de divertimento e aproximação, de quem está mais perto, e dos mais longes…
Os mais inquietos, cedem a pressão de volta à rotina, e, portanto, retornam ao trabalho, atendendo às suas necessidades básicas e individuais. Mas, já melhor informados, melhor orientados e com atitudes mais seguras!!E os mais desavisados… começam a permitir que a “ficha caia” reagindo cada um à sua maneira… com agressividades, com passividade ou até mesmo se entristecendo, se isolando, pois… a vida se apresenta queiram ou não, concordem ou não. Não estamos mesmo, tendo muitas escolhas!! É enfrentar ou ir em frente!
E nesse processo todo, estive bastante envolvida, numa luta intensa por ajudar a propagar, a única forma de ‘vacina’ que é o isolamento social! Mais de forma pessoal, do que profissional, afinal, as redes sociais servem para isso, para que nos relacionemos como pessoas!!
Recebi críticas, elogios, diretas e indiretas, de meus familiares, amigos próximos, dizendo… Não se exponha… Não se envolva… Rsrssrs, eu? Não ser intensa?? Sou intensa até pra ignorar o que não quero enfrentar em mim!…
Passo então, para a próxima fase da quarentena, me afastando desta parte “pessoal” pois meu trabalho (profissional) aumentou e muito!
Usei do Facebook, sim, para mandar meus recados, como “já era” minha postura, usando desse meio a meu favor. Sinceramente, a todos e todas que me avaliaram (pois, no Novo Mundo não teremos espaço para julgamentos) dou ouvidos a quem realmente está no meu coração… (“ – Pára de se expor menina!”… rimos muito… mas, perdi o sono por isso, coisa que tem que ser muuuuiiitttooo, mas, muuuitoooo importante para acontecer)…Vou acatar!!
Afinal, recuar também é estratégico (😁) e a teimosia e a vaidade, também não terão espaço nesse Novo Mundo, mesmo porque, estamos e, muito… bem avisados e orientados!!
Bom, em resposta ao paradigma do Velho Mundo “ Tem gente que só quer aparecer”, ou “ O que será que está querendo GANHAR com isso” minha resposta é: Se eu sair de “MAIS ESSA”, e GANHAR alguma coisa com isso ficarei MUITO FELIZ (me mantendo nesta vibração e junto dos que também estarão atraídos a isso) E, se “NÃO SAIR, DE MAIS ESSA” VOU GANHAR A PAZ , DE QUE FIZ O MELHOR QUE EU PODIA, NAS CONDIÇÕES EXISTENTES, ENQUANTO NÃO TINHA OUTRAS OPÇÕES.
Talvez o NOVO PARADIGMA PRECISA MAIS DE GENTE QUE MOSTRE COMO E O QUE FAZER, DO QUE DE GENTE RECEBENDO MÉRITOS!! Como disse “o outro” tenho total responsabilidade no que faço, e consciência, que se der certo, vou ser criticada, se não der, também!!! Brinco no meu NOVO trabalho, usando termos de “GUERRA” como soldados nos encontrando nas trincheiras!! Está lindo, e por favor, ninguém me tire do meu estado Pollyana de ser!!! Estarei a postos: No grupo de concentração de ações e informações que também é um grande estímulo a favor de meu crescimento humano, afinal, agregamos pessoas de todas as áreas, envolvidas diretamente na área da saúde, saúde mental, “re ligare”, afetiva, social, e que REALMENTE APESAR DAS DIFERENÇAS TODAS DE POSTURAS, PROFISSÕES, FORMAS E ÁREAS DE TRABALHO, estamos unidos em prol da mesma coisa: ação humanitária, fatos e dados reais e verdadeiros, múltiplas visões e opiniões, novos conceitos e paradigmas, elevar os padrões de pensamento, esperança, alegria, gratidão, cura, e transformação!! Avante!!!
#doquesoufeito #estamospassando #naoeofimdomundo #fiquememcasa