É muito importante observar o desenvolvimento de seu filho, desde os primeiros meses de vida. Muitos dos problemas apresentados nos primeiros anos escolares já haviam dado sinais antes dos 6 anos de idade.
É claro, para os profissionais da área da saúde, que quanto mais cedo a criança é colocada frente a estímulos desafiadores, mais condições de desenvolvimento neurológico ela terá. Não estímulos aleatórios, mas, específicos nas áreas onde há maior necessidade.
Os aspectos principais no desenvolvimento neurológico, se baseiam em 4 eixos aos quais devemos nos atentar. E quanto antes detectarmos e intervirmos nas carências, mais rápido estaremos ajudando nosso filho a ter sucesso escolar. São eles:
Desenvolvimento Motor e Espacial: Ver o q está atrasado para a sua idade em comparação com as outras da mesma idade, atenção aos movimentos, (hipotonia) se a criança é muito mole quanto ao tônus muscular, lento, se apresenta más formações, assimetria entre o tamanho da cabeça e o corpo, ou na distância entre os olhos, problemas para ganhar peso, no sono, etc.
Comportamento Global da Criança: Como ela se comporta socialmente, como ela reage a regras e comandos, como reage a frustrações, rotinas, se ela tem comportamentos que sugerem transtornos de humor. Derruba as coisas, desiste de brincar facilmente, irritável, cai demais, teimosia ou passividade excessiva…
Desenvolvimento da Linguagem: Atraso de fala, de ritmo de fala, de expressão, de fala aplicada ao ambiente.
História Familiar e/ou Risco Ambiental: Riscos ou intercorrências quanto ao ambiente ( parto, uso de drogas pela mãe, teve problemas de quedas e sangramentos na cabeça, desmaios…) exposição a cuidadores violentos ou negligentes.
Se você pai, mãe, tia ou trabalha em uma creche, CEI, CMAE ou conhece crianças que apresentam algum comportamento atípico, antes da fase escolar, dê importância a esses sinais.
Por que buscar essa ajuda antes da idade escolar? Para intervir…Para aumentar as chances de sucesso… Não deixe para depois, não espere!! Se você observa esses sinais ou algum sinal de desenvolvimento inadequado, converse com os pais da criança e ajude a identificar. Encaminhe a um especialista!