Meu filho mais velho bate no mais novo
24/06/2016
Quando se deve levar um filho ao psicólogo?
03/08/2016

desenvolver_resiliencia (1)

Hoje, vamos falar sobre resiliência, que é a capacidade de “suportar”, de passar por situações difíceis e se recuperar de modo positivo.

Nós todos podemos desenvolver esta capacidade, e nós podemos ajudar nossas crianças a desenvolvê-la também. Para isso devemos estar atentos a comportamentos, pensamentos e ações que nos ensinam a todo tempo.

Fazer amigos

Ensinar as crianças como fazer amigos, a ter empatia e a saber se colocar no lugar do outro. Encorajar seu filho a SER amigo e não TER amigos. Construir um forte vínculo com os familiares (primos, irmãos, tios, tias…) dará suporte a seu filho nas intempéries que passar pela vida, estar amparado por outras pessoas o ajudará a desenvolver a resiliência. A participação em uma comunidade religiosa e suas tradições também colaboram muito.

Ajudar uns aos outros

Crianças que se sentem bem cuidadas, protegidas, têm mais forças para ajudar aos outros. Engajá-los em trabalhos voluntários, quando estiverem em idade apropriada, ou perguntar a eles se conhecem ou veem na escola, crianças que têm alguma deficiência ou dificuldade, às quais eles poderiam ajudar.

Manter as rotinas diárias

Manter rotinas de horários, espaços e atitudes dentro de casa, dão às crianças uma sensação de conforto e segurança. Pois, o que causa mais estresse no ambiente é a falta de repetição no dia a dia. As crianças, principalmente as menores precisam se orientar, no tempo e no espaço. Encorajá-las a terem suas próprias rotinas, também é importante: hora do banho, de, comer, de brincar, de não fazer nada…

Ter um hobbie

Tão importante quanto as rotinas cotidianas, ter uma atividade sem compromisso, apenas por lazer, pode ser muito produtivo. Ensine as crianças a olhar ao seu redor, a apreciar aquilo que está à volta dela, mesmo que isso não seja base de troca por nada. Hoje em dia, as crianças estão sempre monitoradas, sob supervisão ou em atividades dirigidas. Permita que as crianças criem suas próprias brincadeiras, usem a imaginação, coordenem seus grupos e interesses, sem justificativa, é errando que se aprende.

Ensine as crianças a cuidarem de si mesmas

Há momentos de brincar, se divertir, fazer as tarefas da escola, as atividades extra classe, mas também há momentos para não fazer nada…é, simplesmente NADA! Ajude as crianças a encontrarem o equilíbrio entre tudo isso.

Ajude – as a definir seus objetivos

Ensine seu filho a estabelecer metas razoáveis e, em seguida, a se dirigir em direção a elas, um passo de cada vez. Mesmo que seja um pequeno passo é preciso, receber elogios. Isso irá motivar seu filho sobre o que ele ou ela tem realizado, em vez de sobre o que não foi realizado, e pode ajudar a construir a resistência para avançar nos próximos desafios.

Cultive uma auto-imagem positiva

Ajude a criança  a lembrar das situações em que ele ou ela teve sucesso, como superou dificuldades no passado e, em seguida, ajude -os a entender os desafios do passado, motivando a construir a força para lidar com os desafios futuros, confiando em si mesmo e no seu potencial, experimentando sua própria capacidade de resolver problemas e tomar decisões apropriadas.

Bom Humor

Ensine as crianças a ver o humor na vida, e a capacidade de rir de si mesmo. Na escola, ajude as a ver como suas realizações individuais contribuem para o bem-estar da classe como um todo.

 

Patrícia Soares – Psicóloga Infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Bem-vindo(a) ao Filhos Online!
Como podemos lhe ajudar?